SINAT trará nos próximos meses mais benefícios com vantagens econômicas. Fique atento!
No início da década de 90, quando o sistema fiscal ainda era policialesco e persecutório, o SINAT conseguiu, com apoio de atores de peso naquele cenário, fixar na legislação um tratamento tributário diferenciado para as empresas atacadistas de Goiás, que aos montes vinham deixando nossas terras para se sediar em estados vizinhos, onde as alíquotas de ICMS eram mais benéficas.
O custo foi muito alto (inclusive inviabilizou os negócios de alguns diretores da época), mas até o presente conseguimos manter os benefícios fiscais conquistados. E não vem sendo fácil, pois lapso sim lapso não, o SINAT precisa agir em defesa das representadas, para que estas não percam os benefícios ou os tenha mitigados. Ventos atuais do Oeste (vindos da esquerda), inclusive, já anunciam que a próxima ameaça aos benefícios virá da esfera Federal. Nova batalha.
Mas aprendemos já naquele período que um sindicato não poderia mais se manter com ameaças de cobranças de contribuições sindicais, mas com uma atuação forte que o fizesse reconhecido como entidade forte, na qual compense investir.
O que faz com que uma empresa valorize seu sindicato são as ações que lhes tragam benefícios reais, economicamente vantajosos. E em meados daquela década já tínhamos dois grandes exemplos no SINAT - a redução da base de cálculo no ICMS e um convênio/parceria com uma Cooperativa de Planos de Saúde (1993) que até hoje, a depender da vontade do empresário, faz com que, em muitos casos, a contribuição ao Sindicato seja recuperada em um só mês de mensalidade do Plano de Saúde, tamanho é o desconto que uma empresa filiada consegue.
Com esta receita, acumulando ótimos serviços e benefícios, hoje o SINAT é de forma singular uma entidade sindical que além de atrair muitos associados da Categoria representada, ainda possui em seu cadastro inúmeras empresas não atacadistas que fazem questão (porque fazem contas) de pagar uma mensalidade em contribuição para obter certos benefícios vantajosos.
Nossas conquistas judiciais, em ações coletivas, vem também atraindo muitas empresas. Muitos milhões de reais já foram economizados/recuperados através das diversas decisões protetivas que obtivemos na Justiça.
Hoje uma empresa atacadista que compreende nossas ações de representatividade e que cumpre com suas obrigações de natureza coletiva, já não gasta mais um centavo com boa parte das obrigações em segurança e saúde no trabalho. E economiza muito com outras obrigações da espécie.
São muitas as oportunidades, são muitos os benefícios e serviços que se conseguem através de seu Sindicato.
Agora, neste início de 2023, estamos na iminência de entregar mais uma oportunidade de economia na área de saúde. E também buscaremos, conforme autorizado pela Assembleia Geral de 06 de março de 2023, mais dois ganhos financeiros para as associadas, um na área trabalhista e outro na área tributária. Aguardem, mas atentamente!
Paulo Diniz
Presidente