Rodada de Negócios Brasil/Canadá
Patrocinado pela FECOMÉRCIO/GO, ladeado pelo SINAT e organizado pela FECOMEX. Nesta última quinta feira foi realizado o encontro, Canadá/Brasil, denominado “Café da Tarde sobre Fertilizantes” na sede da Federação do Comércio do Estado de Goiás.
O evento contou com a presença da força do marketing comercial da Embaixada do Canadá, capitaneada pela Conselheira para Assuntos Econômicos e Comerciais da Embaixada, Sra. Bonny Berger e do Sr. Marcos Paulo Brito, oficial de Política Comercial e Assuntos Econômicos.
Em substituição ao Presidente da Fecomércio GO, Sr. Marcelo Baiochi, Paulo Diniz, presidente do SINAT, presidiu o encontro, ao qual compareceram os senhores Marcelo Gomes, diretor da FECOMEX (organizador do encontro), Plínio César Lucas Viana, Superintendente de Comércio Exterior e Atrações de Investimentos Internacionais da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Bruno Bufaiçal, Superintendência de Mineração de Goiás, empresários do comércio correlato e outras pessoas interessadas.
Pelo sistema de vídeo conferência contou-se com a presença principal da maior empresa canadense (uma das maiores do mundo) do ramo de mineração e comercialização de Potássio, um dos principais componentes do fertilizante N P K, largamente utilizado no agronegócio brasileiro e, sem o qual não seria possível nossos recordes anuais de produção agrícola.
A pregação dos canadenses é no sentido da captação de parceiros e investidores no Brasil para oferecer ao mercado brasileiro, garantia de fornecimento e a preços reduzidos do insumo essencial e no segundo momento a transferência de tecnologia capaz de viabilizar a instalação em nosso território mineradoras com potencial de produção suficiente à nossa demanda, reduzindo ainda mais nossos custos de produção agrícola.
Aberta para perguntas, destacaram dois temas, o impacto ambiental e a logística.
Quanto ao impacto ambiental, o palestrante evidenciou a experiência canadense em nova tecnologia da mineração sem a necessidade de represas de decantação e afirmou desconhecer que em Goiás, especialmente no município de Montes Claros de Goiás já se utiliza deste conhecimento.
Quanto à Logística, confia na capacidade do empresário brasileiro familiarizado com as grandes distâncias do seu território.
Caso haja maiores interesses dos nossos empresários contactar a FECOMEX da FECOMÉRCIO GO com o Sr. Marcelo Gomes Diretor do braço de relações internacionais da Federação - 62 99980-9301