Sindicato do Comércio Atacadista, Distribuidor e Atacarejo no Estado de Goiás
Abrir menu

Oportunidade - Aproveite o desconto de 10% até o dia 30 de junho!!

A Contribuição Confederativa Patronal do SINAT vence no dia 28 de julho de 2023.

Mas existe uma oportunidade de pagamento com desconto de 10%, se a Contribuição for quitada até o dia 30 de junho de 2023.

Uma boa parte das empresas de nosso cadastro preferem pagar sua contribuição com desconto de dez por cento todos os anos.

Abrimos neste informativo um espaço para desfilar as razões pelas quais o empresário deve pagar a Contribuição Confederativa. Para isso, devemos primeiro saber quem é o SINAT.

O Sindicato do Comércio Atacadista foi fundado em 1948 e é hoje referência na representatividade a nível nacional, filiado à Fecomércio GO, o Sinat é também modelo reconhecido no Sistema de Excelência em Gestão Sindical do plano Confederação Nacional do Comércio - CNC.

Os benefícios e vantagens direcionados aos atacadistas e distribuidores associados, somados às negociações coletivas de trabalho e defesa dos interesses da Classe junto às autoridades fiscais, tornaram a filiação ao SINAT um ato economicamente vantajoso. Contudo, isso só é possível com a contribuição direta dos empresários que não caíram no conto da gratuidade, estratégia construída para minguar as forças dos sindicatos de empresas.

A Assembleia Geral do dia 07 de dezembro de 2022 deliberou a manutenção das mesmas condições e valores cobrados nos últimos anos: 3% sobre o valor bruto da folha de pagamento do mês imediatamente anterior ao recolhimento. Com vencimento em 28 de julho de 2023, com desconto de 10% para pagamento até 30 de junho de 2023, sendo o valor mínimo de R$ 250,00 e máximo de R$ 3.457,35.

A empresa que está em dia com a Contribuição Sindical (que vence em janeiro) e com a Contribuição Confederativa estará livre do pagamento da Contribuição Negocial, espécie que vence em setembro e que é destinada ao custeio das negociações coletivas de trabalho.

Com esta legítima contribuição, o SINAT pode concentrar mais ações na defesa do Setor Atacadista, devendo sempre o empresário se lembrar de que:
• sua empresa tem uma folha de pagamento factível porque o Sinat negocia todos os anos em seu nome com as mais diversas entidades protetivas dos interesses da classe laboral (média de 14 convenções coletivas negociadas e firmadas por ano);
• sua empresa paga menos ICMS (a exemplo da redução da base de cálculo para vendas internas, ou da outorga de crédito nas operações externas, dentre outras conquistas) porque seu Sindicato luta ferozmente contra a voracidade do Fisco Estadual;
• as consultas Serasa que a sua empresa faz são muito mais baratas porque seu Sindicato negociou este benefício segundo os melhores parâmetros a nível nacional;
• planos de saúde, geral e bucal, com preços vantajosos estão à disposição de sua família e de seus empregados;
• existem ainda diversos outros planos de benefícios para a empresa, seus empregados e familiares, em diversas áreas, como: consultoria jurídica total, cartões corporativos, seguros de vida, tecnologia de gestão, treinamentos e cursos, convênios em geral, etc.;

As empresas são alvos fáceis na extração de recursos das mais diversas ordens. São atacados de todos os lados por entes variados, cada qual com o seu chapéu, pretendendo uma parte dos lucros. Devemos lutar para preservar nossa fonte, de trabalho e de sustento, em nome da própria coletividade. Necessário abandonar o individualismo e, definitivamente, passar a contribuir com seu Sindicato, para que ele continue sendo sua voz forte junto às autoridades e à concorrência predatória.

Aos colegas que ainda não tiraram os olhos de sua mesa e de seus lucros, fica um convite a conhecer o que esta Entidade faz por sua empresa. Não seja a presa desgarrada. Junte-se a nós. Valorize seu Sindicato.

Prevista no Art. 8º, IV, da Constituição Federal e na Convenção Coletiva de Trabalho, a Contribuição Confederativa Patronal criada pela Assembleia Geral do Sindicato que fixa seus valores e vencimento é cobrada uma só vez ao ano e não se confunde com a Contribuição Sindical.

Desnecessário a evidência da grande necessidade que o sindicato tem em poder contar com este recurso que lhe pertence e é legítimo. Sem suas receitas a entidade sequer pode honrar seus propósitos e sequer manter a prestação de serviços que são disponibilizados aos seus filiados, portanto, nosso apelo é que as empresas mantenham em dia o recolhimento das suas obrigações pecuniárias com seu representante legal, o SINAT.

Visite o site: www.sinat.com.br e conheça os benefícios do associado Sinat. Inscreva seu email em nosso newsletter e receba toda semana nosso informativo virtual com todos os destaques que impactam o Setor e as empresas.

Caso não tenha recebido a guia pelo correio ou ainda persistam dúvidas, fale conosco. Fone (62) 3281-2033.

Visite o SINAT nas redes sociais e conheça nosso trabalho.

Facebook: SINAT Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás
Instagram: @sinatgo

Paulo Diniz
Presidente