Sindicato do Comércio Atacadista, Distribuidor e Atacarejo no Estado de Goiás
Abrir menu

Do microcrédito ao saque do FGTS: confira a possível lista de medidas do Governo pós-Carnaval

Nos próximos dias o Brasil completa dois anos de contínuo enfrentamento da pandemia de Covid-19, que finalmente parece estar reduzindo seu impacto, a passos não tão rápidos quanto o país precisava.

Com um alto índice de endividamento das famílias brasileiras, a instabilidade política e econômica em um ano eleitoral, o governo pretende lançar uma lista de medidas econômicas na tentativa de buscar maneiras de aliviar o bolso do trabalhador e do empresário.

As medidas devem começar a ser divulgadas e implementadas agora após o carnaval, confira quais são as possibilidades avaliadas neste momento pelo governo.

Acesso ao FGTS

Uma das principais medidas previstas pelo governo seriam os saques do Fundo de Garantia, liberados em até R$1 mil para a população.

Devido ao recorde de famílias endividadas no país, essa seria uma maneira de aliviar a situação e estimular a economia.

Crédito facilitado para autônomos

Um novo programa de microcrédito vem sendo discutido nos bastidores do governo, disponibilizando crédito com valores de até R$3 mil para trabalhadores autônomos e pequenos empresários, podendo beneficiar até 20 milhões de empreendedores.

IPI reduzido

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de até 25% deve estimular empresas, consumidores e a economia de forma geral, podendo reduzir o impacto da inflação em determinados produtos (que ainda devem ser afetados por desdobramentos externos, como câmbio e esteiras de produção).

Além dessas medidas, estão previstas mais duas possíveis medidas: ampliação do programa de financiamento Casa Verde Amarela no Norte e Nordeste e o Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública (Habite Seguro).

Fonte: Contábeis