Edição 08/11 | Ano 2022 | Goiânia  
 
 

PALAVRA DO PRESIDENTE

Nova reunião com o Sindicato dos Motoristas

Nesta semana o SINAT estará novamente em mesa de negociações com o SINDITTRANSPORTE.

Estando próximo ao termo da Convenção Coletiva firmada em 2021 e, diante da alteração da data base para 01 de abril, temos alguns meses em que poderá haver insegurança jurídica nas relações trabalhistas das empresas que contratam motoristas no Comércio.

No intuito de mitigar os casos de insegurança jurídica nesse período intermediário, o SINAT vem trabalhando junto ao SINDITTRANSPORTE para a construção de um texto padrão mínimo para todos os acordos coletivos que serão firmados neste período. É claro que a Empresa terá flexibilidade para negociar o que bem lhe aprouver, inclusive fora do padrão convencionado. Mas essa padronização será um parâmetro máximo de exigências que o Laboral poderá fazer às empresas, em proteção especialmente das pequenas empresas.

Faltam poucos pontos onde ainda não há consenso e esperamos conseguir finalizar o processo de negociação com os Rodoviários, que se iniciou em maio.

Dúvidas, favor entrar em contato com nosso Departamento Jurídico, que atende de segunda a sexta-feira, pela manhã, na sede do SINAT - (62) 3281 2033. 

 Paulo Diniz
Presidente

Informe Jurídico

STF adia caso sobre demissão sem justificativa

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu mais uma vez o julgamento sobre a possibilidade de o empregador poder demitir um trabalhador sem justificativa. O caso se arrasta há 25 anos. Oito ministros já votaram em uma das ações sobre o tema, mas estão divididos em três linhas de voto. Especialistas apontam, contudo, que já há maioria sobre a tese geral.

O julgamento foi retomado, no Plenário Virtual, com o voto-vista do ministro Dias Toffoli e estava previsto para terminar na sexta-feira. Porém, o desfecho foi adiado por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes nos dois processos que tratam do tema (ADC 39 e da ADI 1625).

O que está em discussão é a validade de um decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso que retirou o Brasil da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O texto estabelece que é necessária uma “causa justificada” para dar fim a uma relação de trabalho.

O tratado foi assinado em 1982 por diversos países e aprovado pelo Congresso Nacional dez anos depois. Em 1996, Fernando Henrique Cardoso o ratificou por meio do Decreto nº 1.855. Meses depois, porém, o revogou, com o Decreto nº 2.100.

Uma das ações foi ajuizada (ADI 1625) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), logo após a revogação. Nesse processo já existem oito votos. A outra (ADC 39) foi apresentada em 2015, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), como estratégia para tentar alterar o placar, já que pegaria uma nova composição do STF. A ação tem quatro votos, três pela inconstitucionalidade do decreto.

No julgamento na ADI 1625 há três linhas de voto. Por enquanto, três ministros reconhecem a validade do Decreto nº 2.100, que retirou o Brasil da convenção: Dias Toffoli, Nelson Jobim (aposentado) e Teori Zavascki (morto em um acidente aéreo em 2017). Contudo, tanto Toffoli como Zavascki entenderam que, para casos futuros, a saída de tratados e acordos internacionais deve ser aprovada pelo Congresso.

Na terceira corrente estão os ministros aposentados Maurício Corrêa e Carlos Ayres Britto, que votaram pela procedência parcial da ação. Para eles, caberia ao Congresso Nacional ratificar ou questionar os tratados internacionais. Por isso, a sua revogação definitiva dependeria de referendo dos parlamentares.
Faltam votar, na ADI 1625, Gilmar Mendes, André Mendonça e Nunes Marques. Não participam Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Cármen Lúcia, que substituíram ministros que já votaram.

Apesar de haver três linhas de votos, segundo o advogado José Eymard Loguercio, do LBS Advogados, já há, na ADI 1625, maioria no sentido do acolhimento da tese geral – impossibilidade de revogação ou denúncia unilateral de convenção por presidente da República sem submissão ao Parlamento. “O que ainda estaria pendente seria a consequência específica em relação à Convenção 158 da OIT”, diz.

Luiz Marcelo Góis, do BMA Advogados, considera que o tema traz impacto para todo o país. “A discussão efetiva é se o empregador pode continuar demitindo seus empregados imotivadamente ou se a motivação, como um fator econômico, financeiro, técnico ou disciplinar, será condição para a validade da rescisão.”

Fonte: Valor Econômico 

POLÍTICA EM PÍLULAS

Informação por Atacado

LOA 2023: em Audiência Pública, Câmara discute proposta orçamentária da Prefeitura para o próximo ano - A estimativa de receita, para o Município, é de R$ 7,2 bilhões. A previsão do Executivo é destinar R$ 461 milhões para variados investimentos na cidade, o que representa 6,33% do valor que deverá entrar em caixa.

Deputado Lissauer Vieira aguarda sanção de projeto que determina diretrizes para o cooperativismo, com estímulos para a atividade - Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Lissauer Vieira (PSD) aguarda com expectativa a sanção governamental que transforma em lei a sua iniciativa parlamentar, que determina diretrizes e objetivos para o cooperativismo, com regras voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e ao seu desenvolvimento em Goiás. Trata-se do projeto de lei n°0901/22, que altera a Lei nº 15.109, de 2 de fevereiro de 2005, aprovado em segunda e definitiva votação pela Alego.

Câmara aprova acordo entre Brasil e Emirados Árabes Unidos para cooperação em assuntos aduaneiros - O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 331/21, que referenda acordo assinado entre Brasil e Emirados Árabes Unidos para cooperação e assistência mútua em assuntos aduaneiros, firmado em 2019. O texto segue para o Senado.

Proposta susta resoluções da Aneel sobre tarifas de transmissão -O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 365/22 susta duas resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), editadas em junho e setembro deste ano, que tratam da definição da metodologia de cálculo das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (Tust). O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Segundo o autor da proposta, deputado Danilo Forte (União-CE), essas medidas da Aneel resultaram na desestabilização das tarifas de uso de transmissão, com aplicação imediata e sem prazo de transição para os geradores de energia.

Medida provisória amplia prazo das linhas de crédito do Pronampe - A Medida Provisória 1139/22, amplia para 72 meses o prazo das linhas de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Poderá haver renegociação dos contratos atuais, de 48 meses prorrogáveis por mais 12. Além disso, os juros serão regulados pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia. Até a MP 1139/22, as linhas de crédito do Pronampe aplicavam a taxa Selic mais 1,25% para financiamentos concedidos em 2020, ou Selic mais 6% para contratos firmados a partir de 2021.

Líderes apostam em diálogo entre Congresso e governo eleito - Líderes da base aliada do presidente Jair Bolsonaro e também de oposição avaliam que o diálogo com um leque amplo de partidos é a melhor alternativa para que o governo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva consiga o apoio dos congressistas que tomam posse em fevereiro de 2023, para a aprovação de projetos importantes.

Combate ao assédio moral no trabalho é tema de projetos no Senado - A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do trabalho (OIT) divulgaram publicações com diretrizes para a melhoria da saúde mental dos trabalhadores e a manutenção de um ambiente de trabalho benéfico. Problemas como ansiedade e depressão causados por assédio moral provocam afastamento dos trabalhadores, gerando prejuízos sociais e financeiros. Estão em exame no Senado projetos com o intuito de combater o assédio moral no ambiente de trabalho.

 
 

Notícia

Receita Federal altera prazo de entrega da DBF

Prazo anual da Declaração de Benefícios Fiscais, que era no último dia útil de março, será antecipado para o último dia útil de fevereiro a partir de 2023.
 
 

Notícia

Febraban e BC lançam ação para renegociação e orientação financeira

Ao longo do mês de novembro, pessoas endividadas terão a oportunidade de limpar o nome.
 
 

Notícia

Aposentadoria: saiba quais são os direitos de quem continua trabalhando

Os aposentados precisam se atentar às regras para não perder benefícios do INSS.
 
 

Notícia

Pesquisa mostra que PMEs crescem 1,1% em setembro, com destaque para Indústria e Comércio

Mesmo com números positivos, o cenário é de desaceleração no terceiro trimestre (+2,2), em relação ao primeiro trimestre deste ano (+3,5%).
 
 
   
   
 
 
 

Gestão de Negócios

 
   

Capacite sua equipe - Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Veja neste curso, totalmente online e gratuito - Gestão Financeira, como se posicionar para controlar as finanças em seu negócio. Saiba mais...

 
   
 

Sustentabilidade é para todos

 
   

Opte por latas - Se você for comprar uma bebida pronta, prefira sempre a latinha. O Brasil é líder mundial na reciclagem de alumínio, reciclando em torno de 98% desse material. Em contrapartida, infelizmente, reciclamos apenas 2% do plástico.
Fonte: Linkedin 

 
   
 

CNC

 
   

Icec: Otimismo do comerciante retoma nível pré-pandemia com proximidade das festas de fim de ano - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 129,7 pontos, o que representa um avanço de 0,7% em outubro, com ajuste sazonal, após dois meses de queda. A alta levou o otimismo dos varejistas a superar em 1,3 ponto o nível de antes da pandemia (que era de 128,4 pontos em março de 2020), o que demonstra completa recuperação do indicador dos efeitos negativos da crise sanitária. Saiba mais...

 
   
 

Fecomércio GO

 
   

Fecomércio-GO e Embaixada do Cazaquistão discutem ampliação do comércio bilateral - O Brasil é o maior parceiro comercial do Cazaquistão na América Latina e Caribe. Exofre, ferro-ligas, produtos metais ferrosos e urânio são os principais itens importados. A exportações brasileiras são principalmente de aeronaves, cana-de-açúcar, tabaco bruto, sucos de frutas, carne de porco e café. Saiba mais...

 
   
 

Senac GO

 
   

Escola de Gestão - Os cursos oferecidos propiciam ao aluno o desenvolvimento de competências para atuar na gestão. Disponível em 5 unidade,  veja cursos disponíveis.

 
   
 

Sesc GO

 
   

Copa Experience, 19 de novembro - Os brasileiros já estão contando os dias para o início da Copa do Mundo. Em Goiânia, o projeto "Copa Experience” vai reunir paixão pelo futebol, muita música e boa gastronomia, entre os dias 18 de novembro a 18 de dezembro, no Estacionamento do Passeio das Águas.

O lançamento oficial do evento será no dia 19 de novembro e os trabalhadores do comércio e dependentes com a Credencial Sesc atualizada têm desconto na compra do ingresso deste dia.

Clique aqui e compre agora o seu ingresso com desconto Sesc.

Os shows do dia 19 de novembro serão de Bruno e Marrone; George Henrique e Rodrigo; e Vini e Bisioli. 

 
   
 

Capacitação

 
   

Curso de Google Marketing para Empresários - Estratégias de vendas no maior veículo da internet mundial. A Imersão Google ADS do Zero ao Avançado, acontecerá nos dias 19 e 20/11/2022, das 08:00h às 18:00h, no Auditório do SESP (Rua 3 Nº 1.407 - St. Central, Goiânia-GO).

Clique no link abaixo para fazer a sua inscrição (Lembre-se, essa turma tem vagas limitadas).
http://inper.rds.land/imersao-presencial-google-marketing

Valor do Investimento: R$2.000,00 / Valor para associados: R$1.200,00 - Parcelado em até 6x no cartão. Saiba mais... 

 
   
 

Jurídico Sinat

 
   

SINAT ASJUR - Dr. Hélio Capel Filho atende gratuitamente os associados todos os dias pela manhã na sede do Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás, com consultoria total, em todas as áreas do Direito. (62) 3281 2033. 

 
   
 

Reflexão

 
   

"A vida é o que fazemos dela, sempre foi, e sempre será” – Moisés. 

 
   
   

Sua opinião é muito importante para nós! Colabore com este informativo enviando notícias e sugestões para: contato@sinat.com.br

Empresa participativa gera Sindicato Forte e Atuante!

Facebook: SINAT Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás
Instagram: @sinatgo 

 
   
informativo-footer.jpg
Se desejar ser excluído de nossa lista acesse aqui.