Edição 12/01 | Ano 2021 | Goiânia  
 
 

Palavra do Presidente

Contribuição Sindical Patronal 2021

Já foram postadas nos correios as guias para pagamento da Contribuição Sindical Patronal 2021.

A Contribuição Sindical é tributo previsto no art. 8º, IV, da Constituição Federal, e nos arts. 578 e ss da CLT. Sua obrigatoriedade está também prevista na Convenção Coletiva de Trabalho. Seu vencimento para todas as pessoas jurídicas que exerçam atividade econômica se dá no dia 31 de janeiro.

Não se esqueça de programar o pagamento da Contribuição Sindical, pois o SINAT precisa dessa arrecadação para manter os serviços, benefícios e buscar mais conquistas à Categoria.

O valor é baixo e se compensa com benefícios já no primeiro mês, pois as empresas contribuintes estarão livres do pagamento da Taxa de Licença da Prefeitura. Mas temos outras ações judiciais das quais a Emresa contribuinte pode se beneficiar, tornando-se muito vantajosa a contribuição ao Sindicato.

O Sindicato do Comércio Atacadista, Distribuidor e Atacarejo no Estado de Goiás é uma forte liderança frente à comunidade empresarial atacadista, com bastante influência no desenvolvimento goiano.

Além de ser um centro articulador entre a classe empresarial e as esferas governamentais, o SINAT oferece uma vasta gama de benefícios aos seus associados, a começar pela sede, com sala para reuniões e uma agenda frequente de cursos e treinamentos profissionalizantes.

O sindicato também oferece assessoria jurídica, seleção de pessoal, controladoria e soluções tecnológicas. Outros benefícios incluem: assistência odontológica e médica, regime especial de pisos salariais (Repis), medicina e segurança no trabalho, Serasa Experian, educação e lazer (Sesc/ Senac) e corretora de seguros. Viu só? Tem muita coisa esperando por você aqui. Filie-se e ganhe vantagens por atacado!

Se a empresa deixa de cumprir o pagamento da guia, além da falta do recurso, ainda impõe aos minguados recursos da entidade as despesas da cobrança.

Companheiro empresário, perceba ainda que é falsa a informação de que as contribuições sindicais oneram a folha de pagamento. Pelo contrário, a boa negociação das Convenções Coletivas de Trabalho firmadas anualmente entre os sindicatos Patronais e Laborais, estas sim, desoneram as Folhas e asseguram direitos para ambos os representados. E para que sua empresa seja bem representada nessas negociações, o SINAT precisa desses recursos.

Contribua com seu Sindicato!!

Paulo Diniz
Presidente

Informe Jurídico

Marca de calçados afasta responsabilidade por dívida de microempresa de facção

A empresa apenas possui lojas e vende produtos fabricados por terceiros.

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho excluiu a responsabilidade subsidiária da Arezzo Indústria e Comércio S.A., de Novo Hamburgo (RS), por parcelas devidas a uma auxiliar de serviços gerais da microempresa Cristiano M. dos Santos, de Sapiranga (RS), que produzia calçados para marca. De acordo com a jurisprudência do TST, o contrato de facção, como no caso, é de natureza civil.

Sob encomenda - Na reclamação trabalhista, a auxiliar disse que atuava na produção de calçados e desempenhava atividades como passar cola e limpar materiais, na sede da microempresa. Ela pretendia o pagamento de diversas parcelas, como horas extras e adicional de insalubridade.

O dono da microempresa não compareceu à audiência e foi condenado a revelia. O juízo de primeiro grau, embora reconhecendo que se tratava de uma relação comercial lícita, considerou que não se poderia considerar a Arezzo “como simples consumidora” da produção da facção. “É evidente que os calçados eram produzidos sob encomenda, de acordo com o modelo que a tomadora pretendia comercializar”, afirmou, ao reconhecer a responsabilidade subsidiária da tomadora de serviços. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) manteve a condenação.

Contrato de facção - O relator do recurso de revista da Arezzo, desembargador convocado João Pedro Silvestrin, observou que a jurisprudência do TST reconhece que o contrato regular de facção não impõe à empresa contratante as consequências jurídicas de um contrato de terceirização. “Ali, o objeto da avença é a compra de parte da produção do empregador, e não a locação de suas instalações e força de trabalho”, explicou.

Segundo o relator, o desvirtuamento desse tipo de contrato ocorre quando, em lugar da aquisição de parte da produção da empresa parceira, existe a simples locação de suas instalações e de seu corpo de empregados, com exclusividade e atribuição direta na direção dos trabalhos. No caso, porém, isso não foi demonstrado.

A decisão foi unânime. (MC/CF) Processo: RR-20330-42.2014.5.04.0373.

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

SINAT ASJUR - Dr. Hélio Capel Filho atende os associados todos os dias pela manhã na sede do Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás, com consultoria total, em todas as áreas do Direito. 

POLÍTICA EM PÍLULAS

Informação por Atacado

Projeto amplia estado de calamidade até 30 de junho - O estado de calamidade em decorrência da crise provocada pela pandemia do coronavírus se encerrou no último dia 31 de dezembro, conforme previsto no Decreto Legislativo 6/2020. O senador Weverton (PDT-MA), no entanto, acaba de apresentar um novo projeto para que o estado de calamidade tenha validade até o dia 30 de junho (PDL 1/2021).

Projeto autoriza reuniões remotas de associações mesmo após pandemia - Associações, condomínios, organizações religiosas e fundações poderão fazer assembleias por meio eletrônico mesmo após o fim da pandemia. É o que estabelece projeto de lei (PL 5.546/2020) do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). Para ele, a pandemia mostrou que é possível fazer assembleias remotas de forma eficaz.

Bolsonaro edita MP que flexibiliza regras de aquisição de vacinas - O presidente Jair Bolsonaro editou hoje (6) a Medida Provisória (MP) 1026/21, que flexibiliza regras para facilitar a aquisição de vacinas e insumos. O texto possibilitará a aquisição de insumos e vacinas em fase de desenvolvimento e antes do registro sanitário ou de autorização de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ideia do governo é dinamizar o processo de aquisição de vacinas.

Saúde – Governo zera imposto de importação de seringas e agulhas até junho. Até o meio do ano, as seringas e agulhas de outros países entrarão no Brasil sem pagar tarifas. O Comitê-Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar o imposto de importação até 30 de junho. A medida ajudará a reforçar o combate à pandemia de covid-19.

Publicada lei que reduz valor do imposto cobrado sobre o arroz e feijão, em Goiás - Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a lei que concede redução do imposto para alimentos da cesta básica. A Lei nº 20.944 altera o Código Tributário do Estado para reduzir a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal, e de Comunicação (ICMS), aplicável às operações com arroz ou feijão, de 17% para 12%. 

 
 

Notícia

Proposta cria auxílio para trabalhador que estiver em sistema de 'home office'

Projeto prevê que o empregador contribuirá com 30% dos gastos com internet, energia e equipamentos.
 
 

Notícia

DIRF/2021: programa já está disponível

DIRF/2021.
 
 

Notícia

Comércio articula renovação de redução da jornada de trabalho

Enquanto empresários do setor buscam contato com o Governo Federal e parlamentares para estender a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada, a indústria destaca que momento é de recuperação da economia.
 
 

Notícia

Supremo vai decidir o futuro do trabalho intermitente no Brasil

O Supremo Tribunal Federal trouxe à pauta o julgamento das ações que pedem a declaração de inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente.
 
 
   
   
 
 
 

Gestão de Negócios

 
   

Aprenda a liderar - Ser um líder de uma corporação acarreta responsabilidades para as quais o profissional nem sempre está preparado. Um verdadeiro líder não é aquele que apenas dá ordens e cobra resultados, mas sim, aquele que se utiliza da comunicação para conseguir o apoio dos colaboradores e que sabe argumentar e solucionar conflitos em busca de resultados positivos.

Seja um líder de valor! Saiba mais em: @rubens.berredo

 
   
 

Sustentabilidade é para todos

 
   

Reduza o consumo de plástico - Uma das maiores apreensões mundiais do momento é o uso excessivo de plástico. A redução do consumo de produtos feitos à base desse componente é muito difícil. Basta olhar ao redor da sua casa ou apartamento para constatar que o plástico está presente desde os tubos de xampu até as embalagens de alimentos.

Para que sua colaboração surja efeito, dedique-se à substituição do plástico sempre que possível. Então, em vez de usar sacolas plásticas, priorize as reutilizáveis. Se for comprar um refrigerante, prefira as versões em lata ou garrafa. Ao pedir uma comida pelo delivery, indique ao restaurante que é desnecessário enviar qualquer utensílio de plástico, como talheres.
Fonte: Racon

 
   
 

CNC

 
   

Número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020 - Após três reduções seguidas, o número de brasileiros com dívidas voltou a subir no último mês de 2020, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto percentual. Saiba mais...

 
   
 

Fecomércio GO

 
   

Pesquisas - Clique aqui e veja as pesquisas de Índice de confiança do empresário do comércio (icec), Intenção de consumo das famílias (icf) e Pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (peic). 

 
   
 

Senac GO

 
   

Qual curso que você não fez em 2020 e vai fazer em 2021? Veja como o Senac Goiás pode te ajudar a utilizar esta incrível janela de oportunidades que o cada vez mais próximo mundo pós-pandemia vai oferecer. Saiba mais...

 
   
 

Sesc GO

 
   

Sesc Senac abre matrículas para Escola de Idiomas - Estão disponíveis cursos de inglês, francês, espanhol e alemão. Saiba mais... 

 
   
 

ABAD

 
   

Revista Distribuição - Fornecedor Nota 10. O troféu comemora mais de uma década de premiações e destaca o relacionamento do canal indireto com as indústrias. Leia agora...



 
   
 

Reflexão

 
   

Que 2021 seja leve para todos -  A virada do ano costuma inspirar reflexões em torno das nossas metas pessoais, tanto aquelas que fizemos para o ano que passou quanto para o ano que acabou de começar. Reinventar nossa rotina e buscar o autoconhecimento serão mais importantes do que nunca para enfrentar os desafios que 2021:
1. Respire melhor; 2. Antes de dormir, pense em coisas boas; 3. Cuide do ambiente onde você dorme; 4. Tome consciência do seu corpo; 5. Saia do automático; 6. Mantenha sua rotina de prevenção; 7. Não se desespere; 8. Cultive seus afetos; 9. Agradeça; 10. Lembre-se do que aprendeu; 11. Cultive a solidão; 12. Lembre-se do todo; 13. Seja solidário; 14. Ouça mais; 15. Encontre propósito na sua existência; 16. Não se exalte com distrações; 17. Seja seu próprio cientista; 18. Não se atenha às metas que ficaram pelo caminho; 19. Estimule sua curiosidade; 20. Tudo bem não estar bem; 21. Procure atendimento psicológico. Saiba mais...
Fonte: Extra

 
   
   

Sua opinião é muito importante para nós! Colabore com este informativo enviando notícias e sugestões para: contato@sinat.com.br

Empresa participativa gera Sindicato Forte e Atuante!

Facebook: SINAT Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás
Instagram: @sinatgo 

 
   
informativo-footer.jpg
Se desejar ser excluído de nossa lista acesse aqui.