Edição 03/11 | Ano 2020 | Goiânia  
 
 

Palavra do Presidente

Finados 2020 - a morte e a vida

O palavra ‘morte’ vem do Latim ‘mors’. Significa interrupção definitiva da vida.

Todos os anos, exatamente do dia 02 de novembro, milhões de pessoas guardam um tempo para lembrar dos que tiveram suas vidas interrompidas. É dia de visitar os túmulos de entes queridos que morreram.

A comemoração do ‘dia dos mortos’ só foi oficializada no Brasil no ano de 2002, mas a tradição católica e a história nos revela que essa prática é de fato muito antiga.

Registros históricos comprovam a prática de oração e dedicatórias em lápides pelos falecidos já nos primeiros séculos da era cristã. Mas a prática de se reservar um dia específico para cultuar os mortos tem origem católica no ano 998. A iniciativa foi de Santo Odilo, abade de Cluny, na França. Foi escolhido o dia 02 de novembro, exatamente por ser o dia seguinte ao Dia de Todos os Santos, que se comemora no dia 01 de novembro.

A universalização da prática obrigatória de culto aos mortos nas igrejas católicas se deu no século seguinte, mas nas igrejas latinas isso só aconteceu no século XIII. Há igrejas e religiões que celebram o culto à morte em datas diferentes (muitas reservam o sábado para essa finalidade). E há ainda as que não admitem a oração pelos mortos.

O Dia de Finados neste estranho ano de 2020 gravou em seu relevo uma carga de tristeza a mais. A Pandemia do vírus chinês espalhou pelo mundo todo uma proximidade com a morte só experimentada coletivamente em grandes guerras e pragas históricas.

Essa proximidade com o fim nos reconecta ao nosso próprio ser enquanto ser, enquanto nos afasta da idolatria pelo ‘ter’.

Somos todos seres gregários, sociais, mas também indivíduos, um ser em si mesmo. Nos acostumamos a moldar nosso ser em função da aceitação do grupo social, talvez por medo da rejeição. No grupo social, os indivíduos são medidos e avaliados por aquilo que têm. Mas quando somos lembrados de que nossa vida é frágil e limitada, especialmente em situações de tamanha proximidade com a morte, como vivemos nos dias atuais, a tendência é que voltemos nossos olhos para nosso interior em alma, nossa essência enquanto ser, enquanto indivíduos que somos.

Trata-se portanto de excelente oportunidade para se conhecer melhor, para remontar o conteúdo metafísico de nossa própria existência, de repensar projetos pessoais, de privilegiar o eu, a família, e tirar do foco o grande apego pelo material e por tudo aquilo que a vaidade e o prazer proporcionam no plano social.

A natureza pugna por um ciclo que envolve a vida, a morte e uma eterna interdependência entre esses objetos. Todos os organismos vivos, animais ou vegetais, dependem da ocorrência da morte para se manterem vivos. Portanto onde houver vida, a morte lhe será o alicerce. E onde houver morte, ali se potencializará a vida.

O ano de 2020 se registrará na história como um ano de morte, não só para indivíduos, mas também para seus projetos, para os negócios, para o empreendedorismo. O ano de 2021 também não será nada fácil para o mundo empresarial brasileiro. Já sabemos disso.

Esperamos que nossa experiência com a Pandemia e a proximidade com a morte nos permita, além de reconstrução pessoal, a possibilidade nova vida, de repensar nossos negócios, otimizá-los, simplificá-los, e nos adaptar às novas realidades nas relações com nossos empregados, com nossos clientes, com fornecedores. Não podemos nos esquecer que todos eles também viveram esse trauma e, se sabe, também nunca mais serão os mesmos.

Que a morte das inúmeras empresas e dos incontáveis negócios que sucumbiram nesse tenebroso período nos seja o adubo para fazer gerar novos negócios e novas empresas, mas sólidas, mais fortes, mais produtivas, mais rentáveis e úteis ao desenvolvimento de nossa Nação.

Conte com o SINAT para seguir adiante, com força e representatividade. Estamos todos juntos nisso!

Paulo Diniz
Presidente

Informe Jurídico

Empresa processada tem direito ao depoimento de trabalhador que apresentou ação

Para a 2ª Turma, a negativa configurou cerceamento de defesa.

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu o direito da Telemar Norte Leste S.A. de obter o depoimento de um vendedor que prestou serviços em Pernambuco e ajuizou reclamação trabalhista visando ao pagamento de diversos créditos trabalhistas. Para a Turma, a empresa, na condição de reclamada, tinha o direito constitucional e legalmente assegurado de tentar obter a confissão do reclamante no seu depoimento pessoal.

Depoimento do autor da ação - O juízo da 4ª Vara do Trabalho do Recife (PE) havia indeferido a pretensão da Telemar de ouvir o depoimento do vendedor. O objetivo era obter a confissão dele sobre as alegações da defesa. O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) também negou o depoimento, com o argumento de que o artigo 848 da CLT prevê o interrogatório das partes apenas por iniciativa do juiz.

Direito da defesa - O relator do recurso de revista da Telemar ao TST, ministro José Roberto Pimenta, afirmou que o teor do artigo 848 da CLT, por si só, não impede a aplicação, ao caso, do artigo 343 do Código de Processo Civil de 1973. O dispositivo estabelece que o depoimento pessoal das partes é um dos meios de prova postos à sua disposição para a defesa de seus interesses em litígio e a formação do convencimento do julgador. “Por isso mesmo, pode ser por elas requerido quando o juiz não o determinar de ofício”, afirmou.

Para o ministro, qualquer uma das partes da reclamação trabalhista tem o direito de tentar obter a confissão da parte contrária a respeito dos fatos relacionados à controvérsia por meio de seu depoimento pessoal, até para que não seja necessária a produção de prova testemunhal a esse respeito. A seu ver, o depoimento não pode ser indeferido pelo julgador sem fundamentação, sob pena de cerceamento de prova e, consequentemente, nulidade da sentença depois proferida. Assim, o TRT, ao considerar desnecessária a oitiva do vendedor, sem justificativa, acarretou a nulidade da sentença, por cerceamento do direito da empresa de produzir prova.

Nulidade da sentença - Por unanimidade, a Segunda Turma declarou a nulidade da sentença e determinou o retorno dos autos à Vara do Trabalho de origem, para que providencie o depoimento pessoal do empregado e profira novo julgamento.

Processo: RR-85300-18.2006.5.06.0004
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho 

SINAT ASJUR - Dr. Hélio Capel Filho atende os associados todos os dias pela manhã na sede do Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás, com consultoria total, em todas as áreas do Direito. 

POLÍTICA EM PÍLULAS

Informação por Atacado

Câmara aprova Título de Cidadania para presidente Bolsonaro -O presidente da República Jair Messias Bolsonaro receberá título de Cidadão Goianiense a ser concedido pela Câmara. O Decreto Legislativo nº 12/2019, de autoria do vereador Sargento Novandir (Republicanos), foi aprovado pelos 24 parlamentares presentes à Sessão Ordinária na terça-feira (27) - o debate pela aprovação da matéria foi iniciado na semana passada, na última quinta-feira, porém, não alcançou o número de votos necessário para ser aprovado.

Paulo Cezar Martins conclama eleitor a comparecer às urnas - O deputado Paulo Cezar Martins (MDB) conclamou os eleitores goianos a comparecerem às urnas, porque segundo ele, "quem não vota, dá chance aos maus candidatos, que compram votos, a se eleger. E no futuro, esses eleitos vão pagar a dívida com os financiadores da campanha, com dinheiro público", concluiu.

Câmara Municipal de Goiânia - Projeto de lei 30\2020 do vereador Carlin Café (MDB) que obriga identificação dos entregadores de comida por aplicativos foi aprovado, em plenário, na quarta-feira, dia 28/10. Segundo a proposta, as empresas que realizam entrega de alimentos, por meio de aplicativos ou próprios, deverão informar previamente aos consumidores os dados dos funcionários ou entregadores, bem como manter documentação do entregador no compartimento próprio de armazenagem da comida no veículo utilizado. Além das empresas de aplicativos, como por exemplo, Ifood, Rappi e Uber Eats, deverão seguir a nova norma, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio de bebidas e alimentos, e mercados que fazem entrega em domicílio. 

 
 

Notícia

As empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

Medida ajuda pequenos negócios afetados por pandemia.
 
 

Notícia

Copom mantém juros básicos da economia em 2% ao ano

Apesar de alta da inflação, Selic permanece no menor nível da história.
 
 

Notícia

Receita Federal nega adiamento de tributos

A Receita Federal rejeitou uma tese usada por contribuintes para tentar, no Judiciário, postergar o pagamento de impostos durante a pandemia.
 
 

Notícia

Conheça as principais linhas de crédito emergenciais e melhore a negociação com bancos

Em um momento caótico para a economia, no qual a permanência de um negócio no mercado não depende apenas das habilidades de gestão empresarial, é preciso que o empreendedor tenha um foco estratégico direcionado para o que é mais importante.
 
 
   
   
 
 
 

Gestão de Negócios

 
   

Investir no treinamento da equipe para as vendas de final de ano -O primeiro passo para ter bons resultados no fim de ano é contar com um time qualificado e preparado para atender à demanda. Para isso, é fundamental que os donos de empresas invistam na equipe, principalmente no time de vendas, proporcionando treinamentos e palestras de como se portar e trabalhar na alta temporada.

Lembre-se de que funcionários capacitados conseguem atender melhor às exigências dos clientes e, assim, fechar negócios e vendas com maior eficiência. Desta forma, conseguem-se alavancar as vendas e os lucros.
Fonte: Eccosys 

 
   
 

Sustentabilidade é para todos

 
   

Mantenha as fiações elétricas em bom estado - Evita fuga de energia por meio de fios danificados; evita possíveis acidentes.
Fonte: Sustentarqui 

 
   
 

CNC

 
   

Intenção de consumo das famílias tem segunda alta consecutiva - A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu ligeiramente em outubro (+0,9%) e subiu a 68,7 pontos. Foi o segundo aumento seguido do índice, que chegou a acumular cinco quedas consecutivas em agosto.

Mesmo com as recentes altas, o indicador registrou o pior desempenho para um mês de outubro desde o início da série histórica, em janeiro de 2010. Além disso, no comparativo anual, houve recuo de 26,4% – a sétima retração seguida nesta base comparativa. A ICF está abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde abril de 2015. Saiba mais...

 
   
 

Fecomércio GO

 
   

Pesquisas - Clique aqui e veja as pesquisas de Índice de confiança do empresário do comércio (icec), Intenção de consumo das famílias (icf) e Pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (peic). 

 
   
 

Senac GO

 
   

Cursos - Clique aqui e conheça todos os cursos oferecidos pelo Senac GO.

 
   
 

Sesc GO

 
   

O Sesc Educação está com as matrículas abertas para o ano letivo de 2021 - As vagas são para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Saiba mais...

 
   
 

ABAD

 
   

Consumo no pequeno varejo segue forte e atacado distribuidor cresce 4,15% no acumulado do ano - Em números nominais, o setor atacadista distribuidor cresceu em setembro +0,76% em relação ao mês anterior e +10,80% frente a setembro de 2019. O crescimento acumulado no ano, entre janeiro e setembro, também em termos nominais, foi de + 4,15% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos deflacionados, o setor apresentou em setembro avanço de +0,12% na comparação com o mês de agosto e de +7,43% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já o resultado deflacionado acumulado no ano foi de +1,24%. Saiba mais...

 
   
 

Reflexão

 
   

Assim como os pássaros, precisamos aprender a superar os desafios que nos são apresentados, para alçarmos voos mais altos.  Dirk Wolter 

 
   
 

Cultura e Lazer

 
   

10 filmes para quem quer empreender - Diante da crise econômica mundial, muitas pessoas têm pensado em entrar no mundo do empreendedorismo, mas o receio, muitas vezes, acaba impedindo que ideias brilhantes se tornem realidade. O sonho de abrir o próprio negócio faz parte da vida de quem busca a independência financeira, só que é preciso ficar atento para o fato de que entrar no mercado nem sempre é fácil.

Listamos 10 filmes que mostram histórias de superação para que você possa utilizar como espelho: A Rede Social; Steve Jobs: Como ele mudou o mundo; Jiro Dreams of Sushi; Walt Antes de Mickey; Burt's Buzz; Coco Antes de Chanel; À Procura da Felicidade; Wall Street Poder e Cobiça; O Homem que Mudou o Jogo; Something Ventured.
Fonte: Canal Tech

 
   
   

Sua opinião é muito importante para nós! Colabore com este informativo enviando notícias e sugestões para: contato@sinat.com.br

Empresa participativa gera Sindicato Forte e Atuante!

Facebook: SINAT Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás
Instagram: @sinatgo 

 
   
informativo-footer.jpg
Se desejar ser excluído de nossa lista acesse aqui.