Edição 07/01 | Ano 2020 | Goiânia  
 
 

PALAVRA DO PRESIDENTE

Comece o ano embarcado, pois os tubarões rondam o bote

Ser empreendedor, ser empresário no Brasil é exercer atividade muito desgastante e muitas vezes infrutífera. A grande maioria dos empresários se vê só, desprotegido e impotente diante do descaso do Poder Público e da voracidade de todos aqueles que procuram de todas as formas morder um naco do lucro que o esforço alheio rendeu.

Dói-lhe ainda a constatação da impunidade a concorrentes que exercem a mesmíssima atividade, mas de forma ilegal, sonegando tributos e direitos de trabalhadores, além de não honrar suas obrigações com fornecedores e colaboradores.

Descrente, o empresário de bem geralmente teme enfrentar sozinho os tubarões que guardam os portais da imoralidade e da injustiça. Na verdade a imagem é essa mesmo: o empresário vive como um náufrago que se equilibra em um pedaço de madeira, em alto mar, cercado de tubarões por todos os lados. E sem bote!

Não brada com as autoridades com receio de ser perseguido (e às vezes isso ocorre, lamentavelmente). Não protesta diretamente ao malfeitor, pois sabe que de nada adiantará.

A ferramenta para a solução dos seus problemas está diante de seus olhos, mas por tradição e herança cultural, ele não a enxerga. O bote que pode salvá-lo é a representatividade coletiva, movida pelos motores da união, do associativismo e do corporativismo.

Através de seu sindicato o empresário poderá levar seus protestos com segurança aos quatro ventos e à maior autoridade, sem expor sua individualidade e a de sua empresa. Através do Sindicato ele também ajustará sua força política para negociar, em pé de igualdade, com a força reunida dos trabalhadores em suas entidades representativas.

Mas nossa cultura é realmente caolha. Fomos adestrados para a individualidade, educados para não saber, desestimulados a nos unir – toda organização popular é um atentado aos interesses de quem se beneficia da torpeza coletiva.

O sindicato nos foi apresentado como um estorvo, um ente delinqüente que nos rouba uma contribuição anual, um cabide de pelegos. De fato, nas últimas duas décadas o sindicato caiu ainda mais em descrédito por ter sido escolhido como ferramenta de desvio de dinheiro e benesses políticas. Aparelhados e utilizados para o crime, os sindicatos se proliferaram de forma estratosférica durante os governos do desmando e da corrupção.

Mas não se deve esquecer que os bons sindicatos, aqueles que realmente representam e trabalham arduamente para defender os direitos e interesses da categoria representada, estes sempre estiveram aí, atuando legitimamente e, sim, merecem não só a adesão e apoio da classe representada, mas também ser reconhecidos como verdadeiras e úteis ferramentas de desenvolvimento e representatividade.

Temos que acabar com um sem número de sindicatos de fachada e entidades que só existem para explorar seus representados, sem nenhuma contraprestação. Sim, temos! Mas cuidado. Se seu sindicato é representativo e trabalha pela coletividade representada, não pare de apoiá-lo e de contribuir para seu desenvolvimento.

O SINAT sempre anunciou: se o empresário não tirar a trave dos olhos e valorizar o seu poder associativista, em breve seu pesadelo se tornará realidade e ele se verá nu, só e impotente, diante de uma mesa de audiência ou negociação, tendo do lado oposto todos os lobos vorazes e preparados, máquinas prontas para trucidar sua empresa.

Neste ano de 2020, procure conhecer seu sindicato, aproxime-se de sua casa representativa para ver o quê vem sendo feito em defesa de sua empresa. Veja se é vantajoso ou não manter sua força coletiva em funcionamento. Associe-se. Não espere o último bote afundar, pois os tubarões estão por todos os lados.

Paulo Diniz
Presidente

Nota Destaque

Atenção Empresários Atacadistas, Distribuidores e de Atacarejo Em Goiás

Cláusula Terceira - dos Pisos Salariais - A partir de 01.04.2019 fica estabelecido o piso salarial de R$ 1.060,37 (um mil e sessenta reais e trinta e sete centavos), para os integrantes da categoria profissional regida por esta Convenção, exceto para os vendedores, desde que cumprida integralmente à jornada contratada, efetivamente trabalhada ou compensada.

Parágrafo Primeiro - A partir de 01.01.2020 o piso salarial para os integrantes da categoria profissional regida por esta Convenção, exceto vendedores, será reajustado anualmente, mantendo-se a mesma proporcionalidade em relação ao valor do salário mínimo aplicado no ano subsequente. 

Informe Jurídico

Autor e testemunha são condenados por litigância de má-fé e falso testemunho

Após análise de recurso pelo TRT-18, um consultor de vendas e uma testemunha tiveram mantidas suas condenações, respectivamente, por litigância de má-fé e falso testemunho. Cada um deverá pagar uma multa estimada em R$ 40 mil. A condenação foi fixada em sentença da 14ª Vara do Trabalho de Goiânia; na ação, o consultor de vendas pretendia ter reconhecido o vínculo trabalhista com uma empresa de telefonia.

O caso: Em 2017, o consultor de vendas de planos de telefonia ingressou com uma ação trabalhista alegando existência de terceirização ilícita. Por tal motivo, requereu o recebimento de verbas rescisórias, diferenças de remuneração - pois alegava receber um salário maior que o constante nos contracheques - e os reflexos, como férias e décimo terceiro. Saiba mais...

SINAT ASJUR - Dr. Hélio Capel Filho atende os associados todos os dias pela manhã na sede do Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás, com consultoria total, em todas as áreas do Direito. 

POLÍTICA EM PÍLULAS

Informação por Atacado

Lissauer comemora conquista de voos diretos de Rio Verde para São Paulo - Representante de Rio Verde e região Sudoeste na Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Lissauer Vieira (PSB), presidente do Parlamento Goiano, comemorou uma grande conquista para o município. A novidade é que a partir de fevereiro, o aeroporto de Rio Verde começará a operar voos diretos para São Paulo (Guarulhos). A medida foi possível graças a articulação de forças políticas da região junto ao Governo de Goiás, que no final de 2019 assinou decreto reduzindo o ICMS do combustível da aviação de 15% para 7%.

Bolsonaro diz que tendência no preço do combustível é se estabilizar - O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem (6), que, apesar de o preço dos combustíveis estar alto nas bombas, a tendência é de estabilidade. Ele, no entanto, voltou a negar qualquer possibilidade de tabelamento.

Governo estuda compensação em caso de alta dos combustíveis - O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou ontem (6), após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, que o governo federal estuda formas de compensar uma eventual alta no preço dos combustíveis, caso a crise envolvendo Estados Unidos e Irã impacte com mais força o preço internacional do petróleo.

Agenda do Congresso terá reformas, autonomia do BC e segunda instância - A agenda de reformas em debate no Congresso Nacional promete movimentar o ano legislativo, que terá início em fevereiro. Entre os temas que vão ocupar o debate parlamentar estão as propostas de reformas tributária e administrativa, as que visam alterar regras no Código de Trânsito, a que estabelece a autonomia do Banco Central e a retomada do debate sobre a prisão após a condenação em segunda instância.

Bolsonaro: decisão sobre taxação de energia solar cabe à Aneel - O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para informar que a decisão sobre a taxação da energia solar é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda que a posição do governo seja contrária. Bolsonaro diz ainda que posição similar têm os presidentes da Câmara e do Senado.

Davi Alcolumbre se opõe a taxa sobre geração distribuída de energia solar - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se manifestou nesta segunda-feira (6) contra a criação de uma taxa sobre o compartilhamento de energia solar produzida por usuários individuais com a rede local — a chamada geração distribuída. Antes da reação do Congresso e do Poder Executivo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia anunciado a intenção de apresentar essa proposta em 2020.
Fonte: Agência Senado

SP simplifica lei relativa à Substituição Tributária do ICMS - A Secretaria da Fazenda e Planejamento simplificou a legislação paulista que apresenta a lista das mercadorias sujeitas à substituição tributária no Estado de São Paulo, por meio do Decreto nº 64.552/2019, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2020. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado em 1º/11/19, retirou do Regulamento do ICMS (RICMS/SP) as listas dos produtos sujeitos ao regime de sujeição passiva por substituição tributária, e previu que as mercadorias sujeitas a tal sistemática seriam divulgadas por meio de ato normativo da Coordenadoria da Administração Tributária (CAT). 

 
 

Notícia

Suspenso serviço para emissão da Carteira de Trabalho impressa em Goiás

Medida visa redução de custos e incentivo a migração para meio digital.
 
 

Notícia

Empresas poderão contratar aprendizes para projetos de empreendedorismo

O Projeto de Lei 5339/19 determina que as empresas poderão contratar jovens para trabalhar como aprendizes no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo e inovação. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, altera a Consolidação das Leis do Tr
 
 

Notícia

Pendências com a Receita impedem renovação no Simples

Os contribuintes enquadrados no Simples Nacional que quiserem ter a opção pelo regime diferenciado renovada precisam ficar atentos a possíveis débitos impeditivos.
 
 

Notícia

Multa adicional de 10% do FGTS já está extinta para as empresas

Não haverá mudança nos 40% recebidos por empregados demitidos.
 
 
   
   
 
 
 

Gestão de Negócios

 
   

Descubra 8 negócios lucrativos para pensar em 2020 - Sabemos que a situação em 2019 não foi fácil para os empreendedores, mas há motivos para renovar as expectativas: inflação sob controle, queda histórica dos juros e avanço das reformas.

Então, essa é a hora de projetar ideias lucrativas para 2020 e aproveitar o primeiro impulso de recuperação da economia.

Negócios lucrativos à vista em 2020:
Alimentação saudável e gourmet; Clubes de assinatura; Mercado pet; Construtechs; Cloud Computing e Inteligência artificial; Economia compartilhada; Beleza e cosméticos; Coaching.E aí, já tem algum insight a respeito do seu futuro empreendimento? É hora de arregaçar as mangas e tirar as ideias do papel para lucrar em 2020 com o seu próprio negócio. 
Fonte: Conta Azul

 
   
 

Sustentabilidade Empresarial

 
   

Separação do lixo - A separação do lixo de acordo com o material também é importante, pois ajuda na coleta de lixo e na reciclagem do mesmo.

Vantagens: Possibilita a reciclagem; Evita a degradação do meio ambiente, por meio da economia de matéria-prima que serve para fabricação de outros produtos; Fortalecimento da economia de cooperativas de reciclagem e contribui para a melhoria de vida dos catadores; Aumento da vida útil dos aterros sanitários, evitando que produtos recicláveis sejam destinados de maneira incorreta.
Fonte: Sebrae

 
   
 

CNC

 
   

AEB anuncia previsão para a balança comercial em 2020 - A expectativa para 2020 é de que as exportações atinjam a marca de US$ 217,341 bilhões, queda de 3,2% em relação ao montante de US$224,447 bilhões previstos para 2019. Já as importações devem atingir US$ 191,211 bilhões, aumento de 6,6% em relação aos US$179,248 bilhões estimados para este ano. Saiba mais...

 
   
 

Fecomércio

 
   

Informações econômicas são referência para o comércio - A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) traça um perfil do endividamento, permitindo acompanhar o nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) antecipa o potencial das vendas do Comércio. Ela mede a avaliação que os consumidores fazem sobre a capacidade de consumo da sua família, renda, condições de crédito e segurança no emprego.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, com o objetivo de detectar tendências do setor. Saiba mais...

 
   
 

Senac GO

 
   

Senac abre inscrições para os cursos de férias - Veja as opções de cursos para você iniciar o ano promovendo mudanças na vida profissional ou pessoal.

Associados do SINAT têm desconto até 50%.

 
   
 

Sesc GO

 
   

Programação Teatro Sesc Centro - Neste mês de janeiro, a programação do Teatro Sesc Centro é especial para a criançada que está de férias! Confira tudo que vai rolar e vem curtir com a gente! Saiba mais...

 
   
 

ABAD

 
   

Armazenagem e transporte terrestre de produtos perigosos - Informações e orientações para que os empresários possam operar de forma segura e alinhada a legislação vigente. Saiba mais...

 
   
 

Cultura e Lazer

 
   

Dicas dos 20 melhores livros para ler em 2020 - É um aficionado por leitura? Já está começando a montar a lista de livros que irá ler no próximo ano?

Reunimos aqui dicas de leitura bastante ecléticas com títulos de praticamente todos os gêneros. Também não nos restringimos a um tempo histórico ou a um país específico, o nosso único critério foi recomendar livros que façam a diferença no seu ano de 2020.

Clique aqui e conheça os títulos que farão você enxergar a vida de outro ângulo.

Fonte: Cultura Genial

 
   
   

Sua opinião é muito importante para nós! Colabore com este informativo enviando notícias e sugestões para: contato@sinat.com.br

Empresa participativa gera Sindicato Forte e Atuante!

Facebook: SINAT Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás
Instagram: @sinatgo 

 
   
informativo-footer.jpg
Se desejar ser excluído de nossa lista acesse aqui.