Edição 20/08 | Ano 2019 | Goiânia  
 
 

PALAVRA DO PRESIDENTE

Contribuição Confederativa - Vencimento 30/08

A Contribuição Confederativa é a mais legítima receita do Sindicato, pois é instituída pelos próprios representados, em assembleia geral, que lhe define a incidência, a base de cálculo, valores, descontos e vencimento. Tem como fundamento legal o art. 8º, IV, da Constituição.

Quando o empresário decide não pagar a Confederativa, ele está tirando da própria categoria a força política e jurídica, colocando em risco seu segmento e sua própria empresa.

Além disso, a Confederativa é a contribuição que abre as portas para a fruição de serviços e benefícios coletivos e individuais para os empresários, empregados e outros colaboradores e suas famílias. Visite nosso site e fale com nossos atendentes para perceber que todo o valor recolhido em contribuições pode ser resgatado em serviços e benefícios. É de fato economicamente vantajoso.

A Assembleia Geral do SINAT definiu, no ano passado, os parâmetros para a Contribuição Confederativa de 2019. Eis os termos: base de Cálculo = 3% sobre o valor bruto da folha de pagamento do mês imediatamente anterior ao recolhimento, sendo valor mínimo de R$250,00 e máximo de R$3.457,35.

É muito importante ressaltar a obrigatoriedade do recolhimento da Confederativa. A Convenção Coletiva de Trabalho firmada em 2019 prevê, em sua Cláusula Quadragésima Primeira, que as empresas empresas atacadistas em geral, associadas ou não, se obrigam a Recolher ao SINAT, a CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA, prevista no artigo 8º, inciso IV da Constituição Federal.

Caso sua empresa não tenha ainda quitado sua Confederativa, poderá fazê-lo sem outros encargos excepcionalmente até o dia 30 de agosto. Após essa data, serão acrescidos encargos que oneram em acréscimo de 10% até 30 de setembro.

Fale conosco – (62) 3281-2033.

Paulo Diniz
Presidente

Capacitação

Cursos, Workshops e Palestras - Gratuitos

O SINAT em parceria com SESP promove diversos eventos de capacitação neste mês de agosto, fiquem atentos e não percam essa oportunidade!

23 e 24/08 - às 19h - Marketing
29 e 31/08 - às 19h - Inteligência Financeira
Local: Auditório da SESP GO - Rua 104, nº 699 - St. Sul, Goiânia - GO, 74080-240
Inscrições e Informações: (62) 3241 4041 

INFORME JURÍDICO

Desembargador concede liminar que impede “acesso irrestrito” da PGE a dados dos contribuintes goianos

O desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, concedeu liminar, na tarde da sexta-feira (16), que suspende os efeitos do parágrafo 2º, do artigo 1º, do Decreto nº 9.488/2019, que concede “acesso irrestrito” da Procuradoria Geral do Estado (PGE) a dados dos contribuintes. A medida atende pedido feito pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado de Goiás (Sindifisco).

Conforme apontado pela entidade, o ato impugnado violou a legislação tributária, na medida em que o compartilhamento de informações fiscais, financeiras e econômicas com outros órgão da administração estadual não se dá de forma automática, dependendo de prévia solicitação do órgão interessado e processo administrativo instaurado, nos termos do artigo 198, do Código Tributário Nacional (CTN) e artigo 133, do Código Tributário do Estado de Goiás (CTE). Para o Sindifisco, o acesso irrestrito de tais informações resulta em quebra de sigilo, ferindo os princípios da legalidade e moralidade.

Ao analisar o caso, o desembargador concordou que, numa cognição perfunctória que o momento enseja, “considero satisfatoriamente demonstrada a presença do fundamento relevante, uma vez que o ato coator está em desacordo com o disposto nos artigos 198 e 133 do CTN e CTE. Assim, a princípio, vislumbro excesso do Poder Regulamentar, apontando para a relevância do fundamento”.

No caso, para Guilherme Gutemberg, presente, ainda, o periculum in mora, porquanto dados sigilosos podem ser compartilhados sem critério algum, apontando para a necessidade de suspensão da medida impugnada.

Núcleo Especializado - A decisão sai após o governador Ronaldo Caiado ter informado ao sindicato, na quarta-feira (14), que faria as alterações por causa do polêmico artigo da lei e do impacto que ele causaria. A intenção é que a norma seja substituída por um decreto que vai estabelecer a criação de um núcleo especializado no combate à sonegação, lavagem de dinheiro, organizações criminosas, dentre outros crimes que corroem os cofres públicos. Mandado de Segurança Nº 5485949.49.2019.8.09.0000
Fonte: Rota Jurídica 

SINAT ASJUR - Dr. Hélio Capel Filho atende os associados todos os dias pela manhã na sede do Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás, com consultoria total, em todas as áreas do Direito. 

POLÍTICA EM PÍLULAS

Informação por Atacado

Uso da força em Hong Kong pode afetar acordo dos EUA com a China - O presidente americano Donald Trump indicou que as negociações entre os Estados Unidos e a China podem ser afetadas caso Pequim faça uso de violência para conter manifestantes em Hong Kong.

Projeto sobre porte de armas pode ser votado esta semana na Câmara - O plenário da Câmara dos Deputados pode votar, esta semana, o Projeto de Lei 3.723/19, do Poder Executivo, que permite a concessão, por decreto presidencial, de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Na semana passada, o plenário da Casa aprovou o regime de urgência para votação da proposta.

Criação de Selo que incentiva políticas afirmativas para mulheres tramita na Casa - Ao propor a instituição do Selo Estadual Prefeitura Amiga das Mulheres, a deputada Lêda Borges (PSDB) pretende incentivar a implementação de políticas públicas em prol da mulher. Conforme consta na justificativa do projeto 4794/19, o intuito é influenciar "os índices de preconceito e desigualdade de acesso a cargos públicos ou privados, bem como a serviços públicos e demais ferramentas de empoderamento, garantia de direitos e proteção à mulher”, .

Tribuna Livre defende inclusão de jovens aprendizes - A Tribuna Livre do plenário recebeu na manhã de quinta-feira, 15, a Coordenadora do Fórum Goiano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fepetiago), Doutora Katleen Lima, numa iniciativa do vereador Emilson Pereira (Podemos). Durante o uso da Tribuna, Katleen Lima, propôs uma parceria com a Câmara Municipal de Goiânia para a construção de políticas públicas efetivas para a infância e a adolescência.

Comissão especial debate proposta de Reforma Tributária - A Comissão Especial da Reforma Tributária (PEC 45/19) reúne-se hoje (20) para debater a proposta com seu respectivo autor, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e o diretor do Centro de Cidadania Fiscal, Bernard Appy. O debate atende a pedido de diversos parlamentares. Apresentada em abril deste ano, a PEC simplifica o sistema tributário nacional pela unificação de tributos sobre o consumo. O texto extingue três tributos federais (IPI, PIS e Cofins), o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), todos incidentes sobre o consumo.

Senador questiona na justiça decreto que suspendeu radares pela PF - O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) recorreu à Justiça Federal contra a suspensão de radares usados pela Polícia Rodoviária Federal. Segundo decreto do presidente Jair Bolsonaro, caberá ao Ministério da Infraestrutura fazer um estudo para evitar a chamada "indústria da multa". Contarato citou decisão judicial anterior que determinou a volta dos radares fixos nas rodovias. Ele citou que 50 mil pessoas morrem anualmente no trânsito anualmente e que a medida pode criar uma "indústria de mortes". Já o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) reforçou o argumento do governo de que os radares são usados para penalizar os motoristas. 

 
 

NOTÍCIA

Decreto beneficia atacadistas goianos

Atacadistas de grãos, que adquirem principalmente soja e milho do produtor goiano, podem a partir de agora obter Termo de Credenciamento nas Delegacias Regionais de Fiscalização para pagamento do ICMS nas operações de Substituição Tributária.
 
 

NOTÍCIA

Trabalho sem salário fixo e com jornada reduzida avança e já representa 12% das novas vagas formais

Serviços de terceirização de limpeza estão entre aqueles que aderiram à modalidade do contrato intermitente.
 
 

NOTÍCIA

Empregada altera atestado médico e é demitida por justa causa, confirma TRT-2

Alterar a data do atestado médico para faltar ao trabalho configura prática ilícita e, logo, respalda a demissão por justa causa.
 
 

NOTÍCIA

TST valida cláusula que prevê homologação de demissão por sindicato

A Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho validou cláusula de acordo coletivo que obriga demissões a ser homologadas pelo sindicato. A previsão foi extinta pela reforma trabalhista de 2017, mas, segundo o TST, não houve proibição.
 
 
   
   
 
 
 

Gestão de Negócios

 
   

Corte os gastos supérfluos - Em momento de volatilidade no mercado diminuir ou extinguir de vez aqueles gastos desnecessários ou pouco úteis é uma iniciativa que poderá render ótimos frutos no futuro. Ainda que algumas coisas possam parecer essenciais, sempre é possível reduzir gastos ao fazer o planejamento financeiro.
Fonte: Controle Financeiro

 
   
 

Sustentabilidade Empresarial

 
   

Ao sair, apague as luzes - Nunca deixe as luzes acesas. Apague-as sempre que necessário e, quando possível, prefira a luz do Sol, abrindo as janelas, cortinas e persianas.
Fonte: Pensamento Verde

 
   
 

CNC

 
   

Tributação - Novidades e análises de um dos assuntos indispensáveis aos empresários brasileiros. Saiba mais...

 
   
 

Fecomércio GO

 
   

Rádio CBN transmite programa direto da Fecomércio - O Sistema Fecomércio, Sesc e Senac sediou na manhã  de quarta-feira (14/8) o programa Café CBN, da Rádio CBN Goiânia. Apresentado pelo jornalista Luiz Geraldo, o programa teve como tema central “vendas na era da experiência do cliente”. Saiba mais...

 
   
 

Senac GO

 
   

MBA SENAC com desconto de até 50% para associados do SINAT -  Veja nosso catálogo. Clique no curso de seu interesse para mais detalhes.

 
   
 

Sesc GO

 
   

Sesc Idiomas abre matrículas - Que tal aprender um novo idioma? Ou se aperfeiçoar? Já estão abertas as matrículas para o Sesc Idiomas em Goiânia e Itumbiara. Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes com cartão Sesc atualizado já podem efetuar as matrículas para os cursos. Fique por dentro e não perca essa oportunidade! Saiba mais...

 
   
 

ABAD

 
   

Transporte e logística - A necessidade de investimentos de 1,7 trilhão de reais em obras de infraestrutura no Brasil abrangerá todos os modais, e o capital privado terá importância estratégica para a esperada e pleiteada alavancagem. Leia aqui a Revisa Distribuição edição agosto/19.

 
   
 

Cultura e Lazer

 
   

Leitura - Livros sobre empreendedorismo que você precisa ler neste ano.
Virtudes e Liderança, de Alexandre Havard
Spin Selling, de Neil Rackham
Reinvente sua empresa, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson
Posicionamento, de Al Ries e Jack Trout
Empresas feitas para vencer, de Jim Collins
As 48 leis do poder, de Robert Greene
Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki
O Verdadeiro Poder, de Vicente Falconi
A Loja de Tudo, de Brad Stone
O livro do Lucro, de Diego Marconatto
Fonte: Jornal Contábil 

 
   
 

Variedades

 
   

Receita de Marmita Saudável - Na hora de montar uma marmita saudável, prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos. 
Sobrecoxa de frango assada com iogurte
Ingredientes
: 4 unidades de sobrecoxa de frango sem pele; 1/2 colher de sopa de suco de limão; 1/2 colher de chá de sal; 1 colher de sopa de gengibre ralado; 200 g de iogurte natural; 1/2 colher de chá de alho picado; Noz moscada a gosto; 1/2 colher de chá de páprica doce; 4 colheres de sopa de azeite extra virgem.

Modo de preparo: Tempere as sobrecoxas com o suco de limão e o sal. Deixe descansar no refrigerador por 20 minutos; Em uma travessa, misture o iogurte, o alho, a noz moscada, o genbibre, a páprica e metade do azeite; Escorra o frango e acrescente-o à travessa com o iogurte temperado. Cubra com filme-plástico e deixe pegar gosto de um dia para o outro; Transfira as sobrecoxas para uma assadeira e regue a carne com o azeite restante. Cubra com papel alumínio e leve para assar à 160ºC por 30 minutos, ou até o frango estar cozido e macio; Retire o papel alumínio e deixe o frango dourar por mais alguns minutos. Retire do forno e sirva ainda quente.
Fonte: A Revista da Mulher

 
   
   

Sua opinião é muito importante para nós! Colabore com este informativo enviando notícias e sugestões para: contato@sinat.com.br

Empresa participativa gera Sindicato Forte e Atuante!

Facebook: SINAT Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás
Instagram: @sinatgo 

 
   
informativo-footer.jpg
Se desejar ser excluído de nossa lista acesse aqui.