Edição 13/08 | Ano 2019 | Goiânia  
 
 

PALAVRA DO PRESIDENTE

Contribuição Confederativa - A receita legítima do seu Sindicato

A Contribuição Confederativa é a mais legítima receita do Sindicato, pois é instituída pelos próprios representados, em assembleia geral, que lhe define a incidência, a base de cálculo, valores, descontos e vencimento. Tem como fundamento legal o art. 8º, IV, da Constituição.

Quando o empresário decide não pagar a Confederativa, ele está tirando da própria categoria a força política e jurídica, colocando em risco seu segmento e sua própria empresa.

Além disso, a Confederativa é a contribuição que abre as portas para a fruição de serviços e benefícios coletivos e individuais para os empresários, empregados e outros colaboradores e suas famílias. Visite nosso site e fale com nossos atendentes para perceber que todo o valor recolhido em contribuições pode ser resgatado em serviços e benefícios. É de fato economicamente vantajoso.

A Assembleia Geral do SINAT definiu, no ano passado, os parâmetros para a Contribuição Confederativa de 2019. Eis os termos: base de Cálculo = 3% sobre o valor bruto da folha de pagamento do mês imediatamente anterior ao recolhimento, sendo valor mínimo de R$250,00 e máximo de R$3.457,35.

É muito importante ressaltar a obrigatoriedade do recolhimento da Confederativa. A Convenção Coletiva de Trabalho firmada em 2019 prevê, em sua Cláusula Quadragésima Primeira, que as empresas empresas atacadistas em geral, associadas ou não, se obrigam a Recolher ao SINAT, a CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA, prevista no artigo 8º, inciso IV da Constituição Federal.

Caso sua empresa não tenha ainda quitado sua Confederativa, poderá fazê-lo sem outros encargos excepcionalmente até o dia 30 de agosto. Após essa data, serão acrescidos encargos que oneram em acréscimo de 10% até 30 de setembro.

Fale conosco – (62) 3281-2033.

Paulo Diniz
Presidente

Capacitação

Cursos, Workshops e Palestras - Gratuitos

O SINAT em parceria com SESP promove diversos eventos de capacitação neste mês de agosto, fiquem atentos e não percam essa oportunidade! 
19/08 - às 19h30 -  Projeto Zero Resíduo
23 e 24/08 - às 19h - Marketing
29 e 31/08 - às 19h - Inteligência Financeira
Local: Auditório da SESP GO - Rua 104, nº 699 - St. Sul, Goiânia - GO, 74080-240
Inscrições e Informações: (62) 3241 4041 

INFORME JURÍDICO

TST mantém penhora de 5% de aposentadoria de sócio de empresa

O CPC de 2015 abre a possibilidade de penhora de salário para pagamento de parcelas de natureza alimentícia.

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho não constatou ilegalidade ou abusividade na penhora de 5% de aposentadoria de um sócio da massa falida da Gazeta de Sergipe S.A. para o pagamento de dívida trabalhista. De acordo com o Código de Processo Civil (CPC) de 2015, a impenhorabilidade dos vencimentos não se aplica aos casos em que a constrição se destine ao pagamento de parcelas de natureza alimentícia.

Bloqueio - Em agosto de 2017, o juízo da 2ª Vara do Trabalho de Aracaju (SE) havia determinado o bloqueio de 15% do valor correspondente à condenação na conta corrente do sócio. No mandado de segurança, ele sustentou que a conta se destinava exclusivamente ao depósito dos proventos de sua aposentadoria pelo INSS e que os valores bloqueados teriam caráter alimentar, imprescindíveis para sua sobrevivência. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE) deferiu parcialmente a segurança para reduzir o bloqueio para 5%.

Novo CPC - No exame do recurso ordinário, a relatora, ministra Maria Helena Mallmann, observou que a determinação da penhora, em agosto de 2017, ocorrera na vigência do CPC de 2015. O artigo 833, parágrafo 2º, do Código dispõe que a impenhorabilidade dos proventos de aposentadoria não se aplica à penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem.

De acordo com a Orientação Jurisprudencial 153 da SDI-2, o bloqueio de conta salário para a satisfação de crédito trabalhista ofende o direito líquido e certo do titular. No entanto, a ministra explicou que a expressão “independentemente de sua origem” não existia no CPC de 1973 e que, com a entrada em vigor do novo Código, o TST alterou a redação da OJ 153 para deixar claro que a diretriz ali contida se aplica apenas às penhoras determinadas durante a vigência do CPC de 1973, o que não se verifica nesse caso.

Segundo a relatora, o bloqueio no percentual determinado pelo TRT, de 5%, está dentro dos limites autorizados pelo novo CPC. A decisão foi unânime.

(LT/CF) - Processo: RO-268-81.2017.5.20.0000 

SINAT ASJUR - Dr. Hélio Capel Filho atende os associados todos os dias pela manhã na sede do Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás, com consultoria total, em todas as áreas do Direito. 

POLÍTICA EM PÍLULAS

Informação por Atacado

STF suspende transferência de Lula para Tremembé até julgamento de habeas - Em uma votação relâmpago, o Supremo Tribunal Federal suspendeu na quarta-feira, 7, por 10 votos a 1, a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Curitiba para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. A decisão da Corte ocorreu menos de nove horas após a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do petista, autorizar a mudança.

Wagner Neto propõe projeto de lei para incentivar o empreendedorismo feminino - Segundo dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio (PNAD) 2016, as mulheres correspondem a cerca de 56,9% do número de desempregados no território brasileiro, e ganham cerca de 26,5% a menos que homens para realizarem as mesmas tarefas. Visando modificar essa realidade em Goiás, o deputado Wagner Neto (Patriotas) criou o projeto de lei 3.887/19, que estabelece a política estadual de estímulo ao empreendedorismo feminino. O projeto deve ser encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Estados e municípios poderão receber 50% das privatizações, prevê relatório de MP - O senador Wellington Fagundes (PL-MT) apresentou nna quarta-feira, 7, seu relatório à MP 882/2019, que amplia a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no processo de desestatização e altera o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Ele incluiu emendas para que estados e municípios tenham mais recursos para aplicar em infraestrutura.

Virada Ambiental - Organizada pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Associação Goiana dos Municípios (AGM), promove lançamento do projeto Virada Ambiental. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 8, o Virada Ambiental é um projeto que conta com ações que sensibilizem a sociedade goiana quanto à necessidade do plantio de espécies nativas do cerrado. Em complemento, será criado o Dia da Consciência Ambiental em Goiás, no dia 22 de novembro, para tornar essa conscientização um hábito popular. Nesta data, será realizada a plantação de meio milhão de mudas de árvores em todos os municípios do estado, prioritariamente em áreas de captação de água para abastecimento público. 

Campanha Pipa sem Cerol 2019 apreendeu 93 mil metros de linhas cortantes - Na manhã de quinta-feira, 08, foi encerrada a campanha Pipa sem Cerol 2019, realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). A solenidade ocorreu no Parque Mutirama e contou com a participação de cerca de 50 alunos da rede municipal de Goiânia. Ao todo, a iniciativa apreendeu 93 mil metros de material cortante, como o cerol, linha chilena e indonésia.

Aparecida atrai empreendimentos imobiliários de médio e alto padrão - Empreendedores imobiliários de diversas regiões do Brasil têm escolhido Aparecida de Goiânia para investir na construção de condomínios residenciais de médio e alto padrão. A localização privilegiada da cidade e vultuosos investimentos realizados em diversas áreas da administração como saúde, educação e infraestrutura chamam a atenção de empresas e investidores do segmento imobiliário. Antes considerada cidade dormitório e discriminada, Aparecida se estabelece como uma das maiores cidades do Brasil, atraindo investidores que atuam na indústria, comércio e setor de serviços.

 
 

NOTÍCIA

Trabalhador já pode cancelar crédito automático do FGTS na Caixa

Os trabalhadores com conta poupança na Caixa Econômica Federal que não quiserem o crédito automático do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem solicitar o cancelamento pela internet.
 
 

NOTÍCIA

INSS: veja 5 dicas para solicitar a aposentadoria antes da Reforma da Previdência

O medo da Reforma da Previdência é visível em parte dos trabalhadores brasileiros.
 
 

NOTÍCIA

Proposta do Congresso extingue Eireli e cria sociedade unipessoal

A versão da Medida Provisória nº 881/2019 (MP da Liberdade Econômica) aprovada por comissão mista do Congresso acaba com a necessidade de sócios "fictícios" para a abertura de empresas limitadas, ao criar a figura da sociedade.
 
 

NOTÍCIA

Aprovado projeto que proíbe exclusão de empresas adimplentes do Refis

Por 46 votos favoráveis e 21 contrários, o Plenário do Senado Federal aprovou o projeto que proíbe a exclusão de empresas “adimplentes e de boa-fé” do Programa de Recuperação Fiscal (Refis).
 
 
   
   
 
 
 

Faça Parte!

 
     
   
 

Gestão de Negócios

 
   

Dica de marketing digital  - O e-mail chegou a ficar “esquecido” por algum tempo – mas, ainda é a forma mais usada das empresas chegar até os seus clientes. O e-mail marketing é um padrão de conteúdo que é enviado para um grande número de pessoas (clientes ou potenciais clientes) de uma só vez. Se você não tem uma lista de e-mails, precisa começar a pensar nisso para usar o e-mail marketing de forma efetiva. Quer saber mais sobre mídia digital? Entre em contato com a Digital Bear Brasil.
Associados do SINAT têm descontos especiais.
Contato: digitalbearbrasil / (62) 9 9242 3733 

 
   
 

Sustentabilidade Empresarial

 
   

Utilize a vassoura ao invés da mangueira -  Para lavar calçadas, garagens e áreas comuns, atualmente isto é até mesmo motivo de multa, portanto, troque a mangueira por uma vassoura.
Fonte: Iped

 
   
 

CNC

 
   

Reforma tributária é discutida pela Diretoria da CNC  - A reforma tributária foi um dos temas da reunião mensal da Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada quinta-feira (8), no Rio de Janeiro. O deputado Hildo Rocha Neto (MDB-MA), presidente da comissão especial que vai analisar proposta de emenda à Constituição que altera o sistema de tributos no País, apresentou os principais pontos da PEC 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP). Saiba mais...

 
   
 

Fecomércio GO

 
   

Artigo: Bons frutos da reforma, por Marcelo Baiocchi - "A reforma da Previdência, sem dúvida nenhuma, necessária e urgente, vai beneficiar o País. Para toda a cadeia produtiva, ela é fundamental, porque se espera reflexos positivos na economia, uma injeção de ânimo, na sua contribuição para reequilibrar as contas públicas e na retomada dos investimentos. Leia mais...

 
   
 

Senac GO

 
   

7 cursos rápidos e com boa aceitação no mercado oferecidos pelo Senac - Nem todas as pessoas que buscam uma qualificação dispõem de tempo livre para firmar um compromisso de médio e longo prazo com os estudos. Além disso, quanto mais longo o período do curso, maiores são os gastos financeiros do aluno com parcelas, deslocamento e alimentação.

Para dar uma forcinha, o Senac Goiás separou sete opções de cursos de curta duração que estão em alta no mercado de trabalho. Uma ótima oportunidade para quem está em busca de colocação profissional rápida. Clique aqui e confira.
Associados ao SINAT têm descontos especiais nos cursos oferecidos pela entidade.

 
   
 

Sesc GO

 
   

Cartão Sesc - Um mundo de vantagens para você!
Sesc Goiás em parceria com o Sinat também disponibiliza o cartão para os empresários. Para obtê-lo é necessário estar em dia com as contribuições do sindicato.
Informações: (62) 3281 2033

 
   
 

ABAD

 
   

Frequência de compras cai em 2019 - A instabilidade política e econômica que ainda se apresenta nos primeiros meses de 2019 continua impactando a performance das categorias de consumo massivo (FMCG) dentro do lar e ainda não apresenta sinais de recuperação. No último trimestre terminado em maio de 2019, houve uma redução de 9% na frequência de compra – valores indexados nos últimos três meses terminados em agosto de 2016 – aponta o levantamento Consumer Thermometer da Kantar, multinacional de painéis de consumo. O número representa a maior queda comparando a série histórica.

Neste período, entre as categorias que mais perderam participação no carrinho dos brasileiros, estão o chá pronto (-24%), cera para assoalho (-22,2%), bebida de soja (-14,3%), além de leite pasteurizado (-13%) e suco em pó (-11%). Em contrapartida, alguns produtos ganharam espaço e foram comprados mais vezes pelas famílias. Caso do petit suisse, que registrou aumento de 11% de frequência, seguido por produtos de barba (10%), limpador sanitário (9%) e molho para salada (8,3%). Saiba mais...

 
   
   

Sua opinião é muito importante para nós! Colabore com este informativo enviando notícias e sugestões para: contato@sinat.com.br

Empresa participativa gera Sindicato Forte e Atuante!

Facebook: SINAT Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás
Instagram: @sinatgo 

 
   
informativo-footer.jpg
Se desejar ser excluído de nossa lista acesse aqui.